sábado, 20 de março de 2010

CORRIDA - Você é adepta?



A corrida vem se destacando no cenário nacional por ser a modalidade esportiva que está conquistando cada vez mais praticante. Pesquisas revelam que a corrida promove: queima de grande quantidade de calorias, reduz o mau colesterol (LDL), aumenta o bom (HDL), melhora o humor, a auto-estima, reduz o estresse e diminui os sintomas da TPM.
Também exige grande trabalho cardiovascular, o que contribui para reduzir a pressão arterial, diminuindo o risco de doenças do coração e de males crônicos como o diabetes. Esse esporte envolve todo o corpo, principalmente as pernas, que precisam estar muito fortalecidas, e em menor intensidade exige os membros superiores, que necessitam de sincronia com os inferiores.
Para aqueles que se tornaram apaixonados por corrida e estão começando, o recomendável é fazer um check-up médico. Não deixe de procurar um profissional de Eduação Física credenciado para definir seu objetivo, começando devagar até o corpo se acostumar. Caso sinta qualquer tipo de dor ou desconforto forte, pare.
Faça da corrida uma atividade prazerosa e regular. Nunca a transforme em uma obrigação. Tenha uma alimentação saudável, use calçados adequados, pois os impróprios podem sobrecarregar as articulações. Mantenha os punhos, braços e ombros relaxados. As costas devem ficar eretas e olhe sempre para a frente.
Combine com exercícios de musculação específicos para essa modalidade que permitirá um maior reforço muscular, previnindo lesões.
Para os iniciantes, o ideal é começar com trajetos planos, curtos e de baixa velocidade, mas sempre variando o precurso para que seu corpo não se acostume. Use sempre um frequencímetro para se informar de sua frequência cardíaca, dosando assim a intensidade de exercício.
Após cerca de 6 semanas, você estará com boa base de treino. Nesta hora, comece a subir e descer ladeiras leves, o que melhora o fortalecimento, resistência, velocidade e poT6encia muscular. Treinos em subidas são essenciais para aumentar o seu desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário